Header Ads

Como Ser um Bom Jogador


Olá, galera! Não, este não é um guia de como melhorar sua mira e visão de jogo, já vou avisando de início. Este é um artigo sobre como se comportar em jogos online, não apenas no Paladins, para se tornar uma pessoa melhor na comunidade. Como lidar com a raiva? Com jogadores tóxicos? Com seu rating caindo? 

O novo campeão, Lex, ilustra este artigo pois a primeira coisa que vamos falar é sobre campeões novos e como os jogadores reagem a eles. Esta postagem vai ser um pouco longa, mas vale a pena prestar atenção e ler um pouquinho. Pode mudar a maneira como você vê o jogo.

Campeões Novos

A primeira coisa que eu gostaria de falar é sobre campeões novos. O "instapick" é 99% garantido em todas as partidas que você for jogar (e às vezes você mesmo quer fazer "instapick"). Sim, é um campeão novo, as pessoas estão animadas para jogar com ele! Mas lembre-se que o objetivo do jogo é vencer, então não adianta escolher o campeão novo sem nem ter lido as habilidades dele! É para isso que existe a Galeria de Tiro (e todas as outras opções do modo Treinamento), para que quando um campeão novo chegue ele seja TESTADO antes de ser escolhido em partidas casuais. 80% dos "instapicks" em campeões novos são de pessoas que só querem chegar ao nível 4 e liberá-lo no competitivo (o que é ainda mais problemático).

Mas não fique estressado caso seu time tenha dado "instapick" no Lex. Você não sabe se um jogo está ganho ou não antes dos dois primeiros pontos. Lembre-se de que existe uma pessoa por trás do personagem, e que é isto que irá definir se o jogador é bom ou não: o próprio jogador, não o personagem. O modo casual é justamente para se divertir, testar novas composições, não precisando necessariamente ter um campeão de cada classe. É possível, sim, ganhar com um time de 5 danos contra um com a "formação perfeita". Tudo depende dos jogadores, e não do campeão que ele escolheu. Lembre-se disso quando estiver jogando casuais. E caso alguém no time for mau educado, não revide. Existe um botão para deixar de receber mensagens desse jogador no chat. Não deixe isso atrapalhar o jogo. Reviravoltas existem!


Troll Picks

O assunto "Troll Pick" entra na mesma explicação de antes: tudo depende do jogador por trás do personagem.

"AH MAS ELE ESCOLHEU KINESSA NÍVEL 4!!!"
Novamente, não fique estressado por causa de picks. O jogador pode não jogar muito de Kinessa e ter a maestria baixa, mas já jogou outros FPS e possui uma mira incrível! Você já pensou nessa possibilidade? Deixe as pessoas surpreenderem vocês! Não tenha preconceitos.

"MAS PIP É FLANCO, NÃO SUPORTE!!"
Atualmente a cura do Pip está cavala! Ele é um ótimo suporte, mesmo sendo um pouco mais difícil de jogar (convenhamos, jogar bem de Ying é questão de posicionar os clones nos lugares certos e deixar que eles façam o trabalho). O jogador de Pip precisa saber o momento certo de jogar sua cura e em quem jogar, por isso ele possui uma boa mobilidade, para que fique mais fácil de chegar no companheiro com a vida baixa. Além disso, os ataques em área e controle coletivo (lentidão e a Ultimate) fazem dele um campeão muito versátil, que consegue controlar a "muvuca" da disputa pelo ponto ao mesmo tempo que pode perseguir inimigos que estão com a vida baixa fugindo (função do flanco). Tudo depende de como o jogador por trás do Pip vai jogar, quais estratégias ele irá tomar.


Jogadores Tóxicos

Jogadores tóxicos existem em qualquer jogo, em qualquer comunidade. Podemos achar que os brasileiros são, em grande parte, tóxicos, mas isso só faz criar-se uma visão negativa sobre o cenário competitivo brasileiro (e o mercado de jogos em geral). As pessoas passam raiva, sentem-se estressadas, são egoístas e querem que as coisas funcionem de acordo com as próprias expectativas, e isso é um fato. Porém existem aquelas que controlam a raiva e guardam para si mesmo, esquecem e lembram-se de jogar por diversão (mesmo no modo competitivo, o jogo é uma experiência divertida e gratificante; espírito esportivo, minha gente!). O que fazer, então, ao se deparar com um jogador tóxico? Ignore. São pessoas infantis que querem colocar a culpa em alguém caso as coisas não sejam conforme suas expectativas. Use o botão de mute, reporte no final explicando o caso, tire uma screenshot e envie para o suporte do Paladins caso sinta-se ofendido de verdade (em casos como racismo, machismo, coisas que vão além de xingar sua mãe). 

Muitos dizem "ignore, são apenas crianças que não sabem o que estão falando", mas nem todos são fortes o suficiente para não se deixar abalar. Por isso existe o sistema de reportes e o suporte da Hi-Rez, para que você sinta que a justiça foi feita (Lex?). Lembre-se de que você está no jogo para se sentir bem, então faça o possível para se sentir bem!

"MAS A CULPA FOI DO TANK QUE NÃO FICOU CUIDANDO DO PONTO!!!"
É comum querermos colocar a culpa em alguém por ter perdido (e, na maioria das vezes, sobra para o tank ou o suporte), e esquecemos que nós também fazemos parte do time. Se as coisas não estão indo bem, diga educadamente como o time poderia melhorar. "Ei fulaninho, poderia cuidar do ponto enquanto os outros atrasam os inimigos? Precisamos de alguém lá para capturar!" é melhor do que "TU É TANK CARALHO FICA NO PONTO, TA FLANQUEANDO AI SEU BOSTA!!". Claro que o outro jogador pode responder de maneira rude à sua pergunta educada, então é necessário tentar suprir as falhas do time e fazer sua parte. Lembre-se de que você faz parte do time, então culpar alguém não vale a pena, mesmo que o jogador esteja realmente fazendo más jogadas. Você o alertou de maneira educada. Não funcionou? Que pena! Fica para o próximo jogo.

Não sinta-se orgulhoso por ter feito sua parte ou "carregado" o time, nem coloque a culpa nos outros, pois isso faz com que você pareça "chorão". Sinta-se mal por não ter conseguido orientar o time corretamente. Pense em si mesmo como um líder ou capitão. Dê dicas para o seu time de jogadas estratégicas, de como melhorar e virar o jogo, mas não pareça "mandão". Faça parte da sua própria equipe. Você não está acima de ninguém.


Competitivo

No modo Competitivo as pessoas parecem estar mais estressadas do que no Casual. Isso porque os jogos valem pontuações. Mas você já parou para pensar o que essa pontuação vale de verdade? Um convite para times profissionais? Realização pessoal? Realmente vale a pena se estressar com isso?

Tudo que foi dito anteriormente também entra aqui na discussão sobre as Rankeds. Converse com seu time na hora dos picks, diga para eles analisarem o time adversário e escolherem campeões que contra-ataquem de maneira eficiente (nesse caso dependendo do kit do campeão), seja educado e esclareça as vantagens e desvantagens que seu time terá. Sim, o tempo do pick é relativamente curto para criar uma estratégia, e também lembre-se que tudo depende da habilidade do jogador (não apenas do kit). Deixe as pessoas surpreenderem você! 

Junte tudo que eu falei nos tópicos anteriores e pense: minha pontuação define quão bom eu sou? Ou é apenas um número calculado (às vezes erroneamente) em um jogo que ainda está em Beta e que mudará de temporada em temporada? Tenho culpa de alguns jogadores com MMR alto fazerem duo com novatos para ganharem pontos mais fácil? Preciso ficar xingando a mãe de todo mundo ou posso dar dicas para virarmos o jogo?

Pense antes de falar as coisas. Aliás, pense bastante antes de tudo, pois isso é fundamental para um jogo como Paladins onde alguns campeões possuem vantagens sobre outros. Pense e oriente o time de maneira educada, crie estratégias para vencer, seja amigável e procure entender as dificuldades de cada jogador (ser tóxico também é uma dificuldade). Pense se vale a pena ficar apontando o dedo e dizer "Você afundou o time!", pense se sua pontuação é fruto do esforço dos times que você jogou junto ou se você quer fazer um jogo sozinho.


Cheaters

Aqui entra uma parte delicada que engloba praticamente todos os jogos online. Se uma proteção existe, a sua quebra também existe. Pessoas más intencionadas estão a todo momento criando maneiras de burlar sistemas. Cheats existem, anti-cheats também, é uma batalha de quem atualiza primeiro. Entenda que a responsabilidade de banir cheaters é da empresa, e que você não possui moral para ficar apontando o dedo em todo mundo que acha que está usando um aimbot. Acusar não é legal. O que você pode fazer é tentar gravar a partida em que acha que alguém está usando um aimbot ou speedhack ou qualquer outro cheat e enviar para o suporte da Hi-Rez junto com o ID da partida para que eles analisem. Não fique enviando PM para o jogador xingando ele. Ele pode te denunciar por ser tóxico e você será prejudicado. Guarde suas informações e envie para a equipe do jogo.

Como a equipe de suporte é humana, eles podem cometer erros também. Podem banir pessoas que nunca usaram nada contra as regras e podem deixar cheaters livres por julgarem errado a situação. Mas a responsabilidade continua sendo da empresa, então se eles querem um ambiente livre de cheaters e com pessoas educadas, eles farão o possível.


Isso é tudo, pessoal! Espero que essas informações ajudem vocês de alguma maneira, para que se tornem jogadores melhores na comunidade. Gostaria de adicionar algo? Possui uma opinião diferente? Comente!

- JuliaCS