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Resumo da Live - Matchmaking


Ei pessoal! Fizemos um resumo da Live de hoje onde o Drybear e o Martini (Game Designers do Paladins) responderam perguntas relativas ao Matchmaking e aos pontos no Competitivo/Ranked. Nós pegamos o resumo das perguntas no subreddit do Paladins e traduzimos aqui para que fique mais fácil entender tudo. 
(Post atualizado com um polimento após a live ser postada como vídeo)


  • Vocês poderiam nos dizer um passo a passo de como funciona o Matchmaking?
    • O Matchmaking é um sistema muito complexo, o Elo veio de uma previsão sobre dois jogadores de xadrez, de quem iria ganhar. Tribes e Global Agenda (jogos da Hi-Rez) tiveram isso, mas Smite e Paladins possuem uma versão modificada do TrueSkill (sistema criado pela Microsoft para encontrar partidas no Xbox). O sistema sempre tentará criar a melhor partida, com base em quem está na fila na sua região, ou seu nível de habilidade no momento. Algumas vezes as partidas não serão recompensantes, mas se você for o "carregado" você perderá menos se perder e ganhará mais se ganhar. Existem outras coisas além disso, como quando você está na fila durante muito tempo, será colocado em uma partida com menos restrições.
  • Tem algo que vocês estão planejando mudar em relação às bordas?
    • Há uma divisão, bordas casuais e bordas competitivas. Temos algumas ideias sobre como melhorar isso, nós definitivamente podemos melhorar, por exemplo colocando uma restrição no ranking mundial. O feedback que tivemos é que algumas pessoas chegam a 10/0 (vitórias/derrotas) e param de jogar após chegar no top ranking. Uma ideia é limitar isso para após 25 partidas jogadas.
  • Há ajustes vindo para o modo competitivo?
    • ​Acho que é importante notar que quando o jogo começa, o sistema de matchmaking irá identificar se ele está equilibrado ou favorecendo uma equipe. Paladins é único na questão de ter ratings para cada campeão, então se você estiver jogando com um campeão de rating baixo, o jogo irá te colocar na categoria "carregado" das coisas. O lado interessante disso é que há mais quantidade de equipes de "carregados", criando maiores vitórias ou derrotas. O feedback que estamos tendo é que às vezes a vitória ou derrota recompensa muito pouco ou demais. Às vezes o sistema funciona de tal forma que você não consegue jogar com o campeão que deseja, ou fica preso jogando com um campeão que você não é bom. Certamente podemos melhorar esse aspecto.
  • Já possuem algum direcionamento?
    • Muito da frustração é a respeito da inconsistência em relação aos pontos que você está ganhando ou perdendo. As partidas podem fazê-lo sentir que não deveria estar ganhando ou perdendo essa quantidade, por isso estamos nos direcionando para um sistema com mais consistência e mais recompensante.
  • Ainda estão avaliando as opções para um hard ou soft reset (zerar ratings)?
    • Ainda estamos priorizando um hard reset, dependerá em grande parte das mudanças que realizarmos. Terá um patch onde faremos muitas mudanças e é aí que esperamos fazer o reset. Então iremos considerar o reset de rating dos campeões ou separar o rating de campeões do rating geral. Agora mesmo, se você jogar com um novo campeão, o jogo levará em conta seu rating dos campeões e o rating geral, mas temos uma opção onde poderíamos separar esses ratings e fazer apenas o rating geral contar.
  • Então ainda é possível ir de Platina a Grandmaster mas isso só não será parte da equação do matchmaking?
    • Ele não faz isso, na verdade. É importante notar que o matchmaking atual é baseado apenas no rating geral porque ele não sabe qual campeão você irá escolher. Isso é algo que estivemos trabalhando por mais de 10 anos como uma empresa.
  • Em relação aos sites de terceiros (Paladins.Guru e Masters Paladins, por exemplo).
    • Gostaríamos de deixar claro que alguns websites possuem seus próprios sistema de ranking, mas esses não são nossos números. Nossos ratings de matchmaking não estão disponíveis em nenhum lugar, por isso pode ser enganoso olhar para aqueles números e achar que é isso que o matchmaking calcula.
  • Podemos ter nosso MMR casual sendo mostrado no perfil?
    • Estamos ansiosos com as atualizações nos perfis. Não chegarão em um futuro próximo, mas chegarão, e os títulos são a primeira parte disso. Mostrar isso de fato e maneiras de como mostrar isso está definitivamente no horizonte.
  • Existe um período de tempo que vocês esperam colocar essas mudanças em vigor?
    • Dependendo do feedback que recebermos nos próximos dias, há coisas que podemos fazer a curto prazo. Eu não acho que esteja tão longe, mas de verdade, eu só quero que a conversa comece.
  • Garret, você joga ranked, qual é a maior coisa que você está planejando para o futuro?
    • Eu sei que existem problemas onde a ordem de pick não está correta e você não pode fazer troca de campeões, então há muitas coisas a ver com "qualidade de vida" que eu realmente quero ver corrigidas.
  • Os Elos de Campeão serão completamente separados quando realizarem o rework?
    • É o que está sobre a mesa agora mesmo. Vocês possuem interesse em ter o rating do campeão afetando os ratings após a partida? Por exemplo, se você possui dez campeões Mestre mas está jogando com um Ouro, você quer que o jogo leve isso em conta?
  • Vocês têm objetivos para tentar aumentar a base de jogadores no Competitivo?
    • Atualmente temos uma boa porcentagem de jogadores competitivos. Há recompensas e temporadas (seasons) vindo, mas responder as dúvidas sobre matchmaking e corrigir essas coisas são o primeiro passo. Quanto ao tempo na fila, ter mais pessoas sempre irá ajudar.
  • E sobre o nível geral da conta?
    • Já há tabelas de classificação geral no jogo agora, então há intensivos para fazer isso.
  • Prós e contras de permitir a seleção de uma classe antes de iniciar a partida.
    • Isso iria requerer forçar um meta, então a questão é "qual meta iremos forçar?". E alguns campeões ganham ou perdem vantagem baseado em quem está no time inimigo. Quando você está selecionando campeões sem nenhum contexto sobre contra quem e com quem você irá jogar, a escolha de counters e de campeões específicos para cada mapa desaparece.
  • Podemos adicionar uma função de "sobreposição" para selecionar um campeão que queremos jogar?
    • É uma função realmente boa, faremos uma nota mental disso.
  • Podemos ter visibilidade sobre o MMR atual?
    • Potencialmente.
  • Quando teremos banimento de campeões em rankeds?
    • Não temos uma data específica, mas é sempre uma questão de número de jogadores e o que isso faz em um jogo com counters muito difíceis. Isso se resume ao "apetite". É algo que poderíamos acrescentar agora mesmo se houver interesse, mas não estamos notando isso das cenas competitivas e de Esports. Então imagine que cada equipe pode banir um campeão e nos deixe saber se isso é algo que você deseja agora, ou para daqui a dez campeões.
  • Com o sistema atual, eu me beneficio ao jogar com meu melhor campeão?
    • Divulgação integral: ele não faz isso. O fato do rating de campeão estar incluso nos scores de fim de partida, jogar com seu melhor campeão faz com que o jogo aumente suas probabilidades de vencer, então se você jogar um campeão com que é "mais ou menos", é mais seguro.
  • O matchmaking é o mesmo em todos os modos?
    • É o mesmo sistema sendo aplicado em filas diferentes, então isso se resume a quem está na fila no momento, com alguns "desvios" nas versões Casual e Competitivo.
  • Quando será o próximo Patch Preview?
    • Semana que vem. Não tivemos um campeão novo essa semana, então isso significa que temos dois campeões chegando atrasados.

Gostaram dessas informações? Acham interessante saber como os desenvolvedores planejam o futuro do jogo? Lembrem-se que tudo que é adicionado ou retirado parte da opinião dos jogadores, então se vocês desejam que algo entre no jogo (como o sistema de ban em campeões) comunique isso no Twitter ou no Subreddit do Paladins, e, é claro, comente sua opinião aqui!


- JuliaCS