Header Ads

Datamining: Esclarecendo Dúvidas


Olá, pessoal! Você sabe o que é Datamining? Sabe como são encontradas as informações escondidas em arquivos do jogo? Gostaria de entender um pouco mais sobre essa atividade? Aqui estão as respostas das suas dúvidas! Veja como funciona o Datamining e outros pontos sobre esta exploração de dados.


Caso você prefira assistir a um vídeo sobre o assunto ou então ouvir juntamente com a leitura do texto, assistam a este vídeo do nosso parceiro ReninX:



O que é?

Datamining é o nome que se dá para a mineração de dados de uma aplicação ou jogo, onde são procurados nomes de arquivos ou linhas de códigos diferentes da última versão (no caso do Paladins) e que sugerem um novo conteúdo que virá para o jogo.

Como é realizado?

Com a ajuda de alguns outros programas e recursos, o "minerador" procura abrir os arquivos do jogo (ou até mesmo verificar seus nomes, sem ajuda de outros programas) para procurar por linhas de código que seguem um padrão (por exemplo, nomes de skins, programação de habilidades, sons, definições de modos de jogo, etc) e ver quais delas foram adicionadas recentemente. Às vezes não é necessário usar ferramentas de terceiros, pois em alguns casos mais genéricos a informação está explícita no nome do arquivo. Esses arquivos "novos" são colocados mesmo sem o lançamento da versão final, pois servem como teste dentro das equipes de desenvolvimento.

As informações são exatas?

Não. O que é encontrado nos arquivos ainda estão em fase experimental e são esboços do que está por vir. Geralmente essas coisas costumam realmente vir para o jogo, mas de forma diferente do que o esperado. Por exemplo: as Cartas Lendárias eram chamadas de Talentos, e haviam até 4 diferentes para cada campeão. Os inimigos bots do modo JvA antigo também foram uma surpresa, pois todos pensavam que seria um buff imenso nos campeões (Barik com 3 torretas, por exemplo) quando na verdade eram os campeões modificados para um novo modo.

É permitido?

Essa é uma questão bastante polêmica, pois o Datamining é benéfico para a empresa (explicaremos mais a frente). De certa forma envolve uma lei de copyright, pois ao aceitar os termos do jogo você concorda em não realizar engenharia reversa. Apesar disso, não existe uma "perseguição" aos mineradores, pois isso acaba gerando um hype para o novo conteúdo do jogo. Quando há novas Notas de Patch ou Patch Preview, você espera um campeão ou skin que já foi vazado, e isso nos dá muito mais ânsia em saber as novidades do que algo que você não tem nem ideia do que seja. É algo que as empresas não gostam que seja feito, mas acaba beneficiando as mesmas.

Onde encontrar?

Nós do Toca do Pip traduzimos Dataminings feitos por outros sites, como o SmiteDatamining ou usuários do subreddit do Paladins. Não realizamos o Datamining por nós, apenas juntamos informações de outros locais e organizamos de maneira que vocês consigam entender melhor e em português. Sempre deixamos os links originais para quem deseja conferir a versão original, é claro.

Caso vocês ainda tenham dúvidas relacionadas ao Datamining, deixem suas perguntas nos comentários, e nós tentaremos responder! Você também pode comentar algo que deseja contribuir para a postagem. Queremos saber sua opinião!

- Mephistia