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Tira-Dúvidas sobre Matchmaking


Olá, galera! Essa postagem é um tira-dúvidas ou FAQ (Frequently Asked Questions, questões mais perguntadas) sobre o Matchmaking. Para os leigos, "Matchmaking" é o nome que se dá para o sistema que coloca você em uma partida contra os outros jogadores e tenta equilibrar para que todos tenham a mesma capacidade de vencer. Mas quais informações esse sistema leva em conta na hora de criar uma partida? Vamos responder!


O que é o Matchmaking?

Matchmaking é o processo que determina quais jogadores você irá batalhar com e contra. Atualmente, o Paladins usa um sistema 'TrueSkill" modificado. Em condições ideais, o  sistema de Matchmaking tenta garantir que ambos os times possuam boas chances de vencer a partida. Algumas das variáveis levadas em conta são:
  • Região/Servidor
  • Número de jogadores na fila que são adequados/correspondentes
  • Grupo, duo ou solo
  • Tempo gasto na fila
  • MMR
  • Variância

Para explicar melhor como funciona o Matchmaking, é importante definir alguns termos e conceitos:


Rating de Matchmaking (MMR)

MMR é um valor escondido dos jogadores. Esse valor representa quão habilidoso o sistema acha que o jogador é no geral, baseado no seu histórico de partidas. 

O MMR é afetado por vitórias e derrotas, porém o mais importante, contra quem essas vitórias e derrotas ocorreram e de quem o Matchmaker esperava uma vitória ou derrota nessa partida. 

Filas do Competitivo e Casual possuem MMR diferente que são ligados ao jogador. Eles são inteiramente separados e um não afeta o outro.

Partidas são formadas baseadas em MMR. Uma borda competitiva de um jogador (que representa sua posição atual na Colocação Competitiva), nem sempre oferece uma informação precisa sobre seu MMR.

Uma maneira simples de quebrar isto seria a seguinte:
  1. O MMR de um jogador representa onde o Matchmaker é confiável baseado no seu histórico de partidas até o momento.
  2. Uma borda de divisão de um jogador (Ouro II, Bronze V, etc) mostra onde eles estão atualmente na Colocação Competitiva. Isso é influenciado pelo MMR, porém definido pelos Pontos de Triunfo (TP).
  3. Enquanto há uma correlação geral entre o MMR de um jogador e sua divisão, a Variância, Pontos de Triunfo e histórico de partida podem criar disparidades.

Variância

A Variância representa a confiança do Matchmaker em sua avaliação de MMR.

Para confiavelmente atribuir um MMR, o Matchmaker precisa de dados sobre as performances antigas do jogador. Mais dados significam mais confiança.

Um jogador com Variância alta terá seu MMR passando por balanços mais significativamente altos ou baixos à medida que o sistema define o seu MMR correto.

Um jogador com Variância baixa será menos propenso a grandes perdas/ganhos de MMR.

Dependendo se o Matchmaker espera que um jogador ganhe ou perca uma determinada partida, seu MMR deverá mudar menos ou mais drasticamente também.

Coisas que aumentam a Variância do MMR:
  • Falta de informações (o jogador ainda não jogou muitas partidas na fila associada)
  • Perder quando o Matchmaker prevê uma vitória, ganhar quando o Matchmaker prevê uma derrota.

Coisas que diminuem a Variância do MMR:
  • Informações o suficiente (o jogador já jogou partidas o suficiente na fila associada)
  • Perder quando o Matchmaker prevê uma derrota, ganhar quando o Matchmaker prevê uma vitória.

Pontos de Triunfo (TP)

Pontos de Triunfo são pontos visíveis que os jogadores recebem conforme eles ganham ou perdem partidas. Jogadores recebem TP ao ganhar partidas e perdem TP ao perder partidas.

A perca e ganho de TP é dependente do Matchmaking e se o jogador está favorável a ganhar ou perder a partida.

O número máximo de TP que um jogador pode ganhar ou perder por partida é 17 TP. O mínimo é 1 TP.

Quando um jogador chega a (ou passa de) 100 TP, ele é promovido a uma divisão maior. Se um jogador tem um MMR excepcionalmente alto para sua divisão, ele poderá pular divisões na promoção.

Assim que o TP de um jogador é reduzido a 0 TP, perder o jogo seguinte resultará em rebaixamento para a próxima divisão abaixo.

Um jogador não pode ser rebaixado até que tenha jogado 5 partidas em sua divisão atual.

As divisões funcionam como a seguir:


Então como se parece o processo de Matchmaking?

  1. Os jogadores entram na sua fila desejada.
  2. A cada poucos segundos, o Matchmaker roda milhares de simulações com várias combinações de aliados e oponentes.
  3. O Matchmaker procura criar partidas onde:
    1. Os aliados tenham MMR similar.
    2. O a diferença entre o jogador de menor MMR e o jogador de maior MMR seja mínima.
    3. Essa diferença entre MMR seja similar à diferença entre MMR do outro time.
    4. A média de MMR do Time A seja próxima da média de MMR do Time B.
    5. A região é apropriada.
  4. O Matchmaker tenta garantir que os times com grupos enfrentem outros times com grupos.
    1. A média de MMR do grupo é considerada um pouco maior para contar a sinergia que jogadores coordenados exibem.
  5. Quanto mais tempo o Matchmaker gasta sem encontrar uma combinação ideal, menores são as restrições até que uma partida seja encontrada.

O que acontece se eu espero demais ou se não existem combinações ideais?

Em um mundo perfeito, seria horário nobre durante todo o tempo com jogadores de todos os níveis de habilidade e combinações de grupo jogando pelo mundo inteiro. Mas a realidade é que sempre haverão períodos onde as partidas ideais ou demoram mais para ser encontradas ou simplesmente não existem. 

Assim, partidas inferiores a ideais podem e com certeza ocorrem. Para ajudar a combater isto, o Matchmaker faz o seguinte: 

Se a simulação do Matchmaker mostra que o Time A tem vantagem sobre o Time B:
  • Jogadores no Time A ganham menos Pontos de Triunfo se ganharem e perdem mais se perderem.
  • Jogadores no Time B ganham mais Pontos de Triunfo se ganharem e perdem menos se perderem.

Perguntas Comuns:

  • Se eu estou na divisão Diamante, por que existe um jogador Ouro no meu time?
    • Essa é uma pergunta comum que pode ter algumas respostas diferentes. Explicações possíveis incluem:
      • Partidas são criadas por MMR, não por Divisão.
        • O Matchmaker pode estar confiante sobre este jogador, que ele merece uma divisão maior baseada no seu MMR.
        • Esse jogador pode ter uma Variância grande (definida acima) e portanto estar "pulando" mais enquanto o Matchmaker "zera" ele em um MMR definido.
      • Após selecionar a região preferida, status do grupo e tempo aceitável gasto na fila, ele pode simplesmente ser a melhor combinação prevista para você nesse momento específico.
    • Eu dei o meu melhor e perdemos um jogo equilibrado, por que eu perdi 17 TP?
      • Para experienciar uma grande perda de TP, o jogador provavelmente tinha uma grande Variância. Talvez eles tenham a recém saído das partidas classificatórias e ainda estão se estabilizando. Além disso, isso ocorre quando uma equipe perde um jogo que o Matchmaker previu que ganhariam. A avaliação do Matchmaker pode estar errada por:
        • Jogadores de MMR alto que são previstos para funcionar bem podem ter jogado com um campeão que não são familiarizados e/ou não tiveram uma performance no nível esperado.
        • Um grupo que tenha gerado um aumento no MMR pode não ter tido a coesão esperada.
        • O time de MMR menor arregaçou as mangas e desafiou as expectativas.
    • Por que o Matchmaker não define MMR baseado em minha performance verdadeira, como dano causado ou KDA?
      • O Matchmaker considera vitórias, derrotas e contra QUEM elas ocorreram. Olhando para as vitórias e derrotas, o sistema cria uma ampla visão geral da habilidade de alguém como jogador. Paladins é um jogo de equipes e é importante criar uma visão do nível total de habilidade, não apenas uma análise especializada de, por exemplo, sua habilidade com Androxus que eles podem ou não ser aptos a jogar em uma determinada partida.
      •  Garantir MMR via vitórias/derrotas também protege de pessoas que querem burlar o sistema e desencoraja as pessoas de jogarem de uma maneira que apenas beneficia a eles mesmos. Se abates/mortes/assistências ou o dano fossem levadas em conta, um jogador poderia não focar no objetivo e apenas caçar abates para beneficiar seu rating. Esse sistema incentiva a ser um jogador completo e trabalhar em equipe para garantir a vitória.

Essas informações foram traduzidas do site oficial do Paladins. Espero que isso tenha tirado algumas dúvidas e esclarecido alguns pontos!

- Mephistia