Header Ads

Bate-Papo com Desenvolvedores no Reddit


Olá, pessoal! Hoje alguns dos desenvolvedores do Paladins se propuseram a responder perguntas realizadas por usuários do Reddit em um tópico, e eu selecionei as melhores e mais relevantes perguntas respondidas para traduzi-las e compartilhar com vocês a opinião dos desenvolvedores sobre certos assuntos. Alguns dos assuntos mais perguntados foram Lore, balanceamento e design geral do jogo. As perguntas estão em negrito.


  • TheWingedPlatypus - Um terço dos campeões não possuem linha de voz de Ult para aliados, incluindo alguns recentes (Lian). Eles um dia terão alguma, ou isso foi uma escolha de design?
    • Kretuhtuh (Game Designer) - Foi uma escolha de design, nós incluímos linhas de vozes aliadas para Ults quando sentimos que é especialmente importante que seus aliados saibam quando você está usando a Ultimate.
    • ScorpZer0 - Mas e o Grohk? Não deveria ser importante saber quando ele está usando sua Ultimate? Já que ela dá cura e velocidade de movimento?
    • Kretuhtuh - É um bom ponto, sim. Grohk foi criado antes que as Ultimates fossem alguma coisa, então nós reaproveitamos uma linha para ser sua Ult. Vou ver se conseguimos dar a ele uma linha aliada.
  • jeszkar - Vocês ainda querem distinguir Campeões de flanco e de dano? Recentemente eles se tornaram ainda mais similares (não que eles já não eram antes) e eu comumente vejo pessoas que fazem perguntas tipo estas: "Por que esse flanco dá esse tanto de dano?", "Por que esse campeão de dano é usado como flanco?".
    • Kretuhtuh - Sempre haverá um crossover entre certas classes. Eu acho que isto é bom e na verdade bem interessante. Ruckus, por exemplo, pode dar um MONTE de dano. Grohk e Grover são bem tanques. O pessoal ama jogar de Pip flanco. Conforme nosso desenvolvimento continuou e nós avaliamos o estado do jogo, determinamos que certos elementos de alguns personagens eram excepcionalmente frustrantes. Fizemos mudanças para reduzir estes elementos e a um ponto que mudou a identidade de um Flanco. Flancos não podem mais serem definidos como "a classe de hiper-mobilidade" porque não achamos que hiper-mobilidade seja saudável para o jogo. Nossa classe atual de Flanco é melhor definida por Buck, Androxus e Zhin. Personagens de dano alto que se sobressaem em curto alcance (mas geralmente possuem algumas opções a médio alcance). Eles possuem mobilidade decente e uma boa forma de se protegerem. Personagens de dano como Drogoz, Lian e Strix podem causar dano alto, geralmente de distâncias maiores que outros personagens. Eles também possuem opções para dano espalhado em uma grande área de efeito - não encontrado comumente em outras classes. A única exceção que me vem à cabeça é o Grohk. Grohk manda.
  • ArtistFormerlyPrince - Sobre balanceamento de Campeões, a comunidade geralmente fala alto. Como vocês trabalham entre conhecer os trabalhos internos do jogo e as sugestões da comunidade? Especialmente desde que há muitas delas.
    • Kretuhtuh - Bom, tentamos avaliar o quanto a percepção da comunidade varia através de diferentes níveis de engajamento de jogadores (Buffem o Grohk!!!). Então tentamos comparar essa percepção com a realidade estatística (exemplo: Grohk estava com uma performance muito forte uma atualização atrás da outra desde a versão 0.55). Também tentamos avaliar se essa é uma percepção que é sujeita a mudar conforme o tempo, ou uma percepção a longo prazo que requer ação. Tentamos avaliar quais tipos de jogadores estão falando sobre essa percepção. E especialmente no caso dos nerfs tentamos determinar a raiz de um problema. No caso do Androxus depois da atualização eu vi um monte de "Por que não nerfaram a Perseguidor Sombrio? Ele dá muito dano!". Nossas mudanças no Passo Infernal não estavam no lugar de um nerf na Perseguidor Sombrio, nem pretendiam abordar essa percepção totalmente. Determinamos que precisávamos reduzir a magnitude da mobilidade vertical e o Androxus era parte desse conjunto de mudanças. Dito isto, estamos avaliando a performance da Perseguidor Sombrio para a OB63.
  • nic1010 - Vocês já pensaram em adicionar / melhorar os elementos gráficos presentes no jogo? Texturas mais altas, efeitos melhores de partículas, luzes dinâmicas, shaders (etc)? Talvez (como visto em algumas das últimas atualizações) mais mudanças de design para alguns Campeões mais antigos antes do lançamento final. Eu amo a jogabilidade, mas uma coisa que eu acho que falta um pouco é a apresentação, alguns visuais mais atualizados ajudariam muito nessa questão.
    • HiRezHolt (Diretor Artístico) - Estamos constantemente trabalhando para melhorar a apresentação visual do jogo. Vendo o ano passado, conseguimos enfrentar muitas das restrições e limitações tecnológicas que tínhamos de formas muito criativas e através de um trabalho duro da nossa equipe de performance. Essas mudanças guiaram a vários dos passos que pudemos dar graficamente para melhorar o jogo e é algo que planejamos continuar. Conforme melhoramos os elementos visualmente, precisamos ter muito conhecimento dos problemas de performance e nos certificar de que as atualizações não tenham um impacto negativo na jogabilidade competitiva ou sejam um problema para aqueles que usam um hardware antigo ou moram em regiões mais limitadas.
  • DrYoshiyahu - Podemos ainda esperar ter um Campeão novo a cada dois Patchs em 2018?
    • HiRezHolt - Como já dissemos, agora que a lista foi mais preenchida para suportar uma quantidade maior de composições de equipes e escolhas de Campeões estamos desacelerando um pouco com os Campeões. Definitivamente iremos continuar a adicionar novos personagens incríveis no jogo, mas provavelmente não em um ritmo exagerado como éramos no passado.
  • TheZurreal - Como a Lore será apresentada? Histórias em quadrinhos ou revelações de Campeões como no Smite? Algo melhor?
    • HiRezHolt - Temos planos de apresentar as histórias do Reino em um número de formatos e maneiras diferentes. Estamos apresentando um universo com muitas histórias cativantes, histórico e eventos, não apenas uma única narrativa curta.
  • Squeaky101 - Ao projetar as habilidades de novos Campeões, quantas iterações diferentes do kit deles eles possuem antes de vocês finalizarem? Poderia dar alguns exemplos de habilidades / Ults que não passaram pelo corte final? Eu adoraria saber!
    • Kretuhtuh - Muitas, não é realmente um número de iterações diferentes pois é um caminho contínuo de mudanças. Um exemplo de algo que foi cortado foi o tiro semi-automático que foi originalmente planejado para a arma da Lian. Decidimos que ainda não era a hora certa e quisemos continuar adiante com nosso comportamento padrão de armas.
  • longhardhugecoconut - Vocês dedicarão um patch ou dois apenas para corrigir bugs? Uma limpeza geral se vocês quiserem. E algum plano para melhorar a interface gráfica e o design geral do jogo?
    • HiRezAlyssa (Gerente de Comunidade) - Nosso time gasta uma quantidade substancial de tempo em bugs a cada patch, muitos dos quais são encontrados e corrigidos no ambiente de desenvolvimento, e nunca foram vistos ao vivo. No entanto, entendemos que bugs em qualquer jogo podem ser frustrantes, e isso é algo que definitivamente queremos abordar conforme chegamos perto do lançamento completo. Estamos fechando este ano com várias atualizações focadas em limpar alguns desses problemas. Atualizações principais de interface estão em desenvolvimento agora, incluindo melhorias para a Loja, Lobby de Partida, VIP e tela de detalhes de Campeões. Você pode esperar por essas mudanças para daqui a algumas atualizações.
  • Edgydude - Então, quando poderemos esperar pela Lore?
    • HiRezJuJu (Gerente de Comunidade) - Você pode ter notado que nossos Campeões mais novos estão vindo com histórias mais detalhadas e observado dicas de Lore pelos mapas novos. Temos um pouquinho de Lore guardada para a comunidade e eu acho que a equipe está descobrindo algumas maneiras divertidas de estreá-la. Tem sido um trabalho em progresso durante algum tempo e eu acho que estamos nos aproximando rapidamente do ponto em que estaremos aptos a compartilhar mais e mais dela com a comunidade. Certifique-se de realmente estudar os lançamentos dos próximos Campeões, sem falar os novos mapas.
    • HiRezHolt - Começaremos a revelar um pouco da Lore no final deste ano com alguns grandes planos para 2018. Estamos muito ansiosos para começar a compartilhar e contar histórias do Reino e dos Campeões.
  • Tetzio - O que vocês consideram ao nerfar ou buffar um Campeão? Vocês consideram o que a comunidade casual pensa ou vocês consideram o que os Pros pensam?
    • Kretuhtuh - Ao olhar para o balanceamento consideramos muitas coisas diferentes, sem ordem particular: 1) Feedback da comunidade em geral, 2) Feedback da comunidade engajada / alto nível, 3) Feedback dos Pros, 4) Estatísticas através do competitivo e do casual de todos os níveis de jogo, 5) Estatísticas do nosso cenário profissional, 6) Trajetória do Campeão (eles estão subindo ou descendo), 7) Mudanças estatísticas de meta a cada atualização - um bom exemplo disto foi observar jogadores de Inara mudando de Coisa de Mãe para Terreno Traiçoeiro através das atualizações.
  • rsachan23 - Quanto tempo precisamos esperar para novos modos de jogo e novos mapas (não os de teste)?
    • Kretuhtuh - Modos de jogo precisam de MUITA iteração e incrementos, então é difícil dar uma resposta definitiva para quanto tempo demora para criar um modo de jogo inteiro. Às vezes eles simplesmente funcionam (Chacina) e às vezes demoram um pouco para ficarem bons (Cerco).
  • crazysteve240  - Por que vocês não fazem o balanceamento de PC e Console separadamente?
    • Kretuhtuh - Duas razões: 1) Precisaríamos criar uma base de dados separada para console que precisaria então ser mantida completamente separada. 2) Estatisticamente, o balanceamento de console não se difere muito do balanceamento de PC e essas diferenças podem ser geralmente resolvidas por ajustes de assistência de mira por personagem.
  • CrypticMonk - Quais são os planos a longo / curto prazo que vocês tem para a galeria de tiro? Ainda há muitas formas de ela ser melhorada e estou realmente curioso sobre o que está na lista de tarefas para ela. Eu me lembro do DryBear afirmando que sua visão para ela era algo na linha da Sala de Perigo dos X-Men, esse ainda é o caso ou a direção mudou?
    • HiRezHolt - Ainda temos muitos planos para o que gostaríamos que a galeria de tiro se torne. Não há certeza de quando esse trabalho será subdividido ou agendado ainda.
  • TheWingedPlatypus - Por que o Viktor, Drogoz e Zhin ganham uma porcentagem da Ult de volta se errarem, mas campeões como o Bomb King e o Androxus não?
    • Kretuhtuh - Isto é parte de cada balanceamento individual de Ultimate. Algumas delas nós sentimos que seria muito pior sem o ressarcimento e poderiam ainda fazer o seu trabalho mesmo quando não usada completamente.
  • DrYoshiyahu - Quantos anos tem a Maeve?
    • HiRezHolt - Como uma órfã que cresceu nas ruas eu não sei se ela realmente sabe. Infelizmente ela provavelmente não sabe nem em que dia ela iria celebrar se ela o fizesse.
  • CapmanGatman - Corrigir bugs é a prioridade para os desenvolvedores ou vocês (como um grupo) estão mais focados em criar conteúdo novo? Em outras palavras, o que é mais importante daqui pra frente?
    • HiRezHolt - Bugs críticos sempre levam toda a atenção. Temos pessoas constantemente dedicadas e trabalhando na saúde e estabilidade geral do jogo conforme continuamos a melhorar e a adicionar funcionalidades.
  • matheusu2 - A Lore antiga dos campeões ainda é considerada válida? A Lore do Ruckus foi alterada e eu acho que seria bom deixar claro para não causar confusão quando a Lore oficial for revelada.
    • HiRezHolt - Não há Lore oficial lançada para o Paladins ainda.
  • ILoveTails - Há alguma chance de ter outro personagem com cauda? Teve uma grande falta deles em 2017 e foi um pouco desapontante. Particularmente, eu adoraria ver outro da raça do Drogoz adicionado já que ele de longe tem a melhor cauda. Também notei alguns clamando por mais não-humanos, e caudas são uma boa indicação de não-humanos. Algumas ideias legais são um Campeão lobisomem, talvez um tigre ou leão, uma criatura estilo Kaiju (monstro estranho, estilo Godzilla) como um Tank seria muito legal também, há muitas maneiras de seguir com isso. Pergunta estranha, eu sei, mas eu apreciaria qualquer resposta.
    • HiRezJuJu - Há definitivamente a chance de que Campeões futuros tenham alguma cauda. Mesmo que isso não seja o que você esperava, 2017 definitivamente terá pelo menos mais um campeão não-ortodoxo.
  • rapkorist2 - Então, quem são os personagens de pior performance e por que eles não estão recebendo nenhum buff?
    • Kretuhtuh - Geralmente snipers possuem performance abaixo de outros personagens em termos de taxa de vitória sobre um grande número de partidas. Isso ocorre por duas razões primárias. 1) Snipers não contribuem diretamente para o tempo de objetivo, e tempo de objetivo possui uma correlação muito forte com a vitória da partida. 2) Snipers tem uma capacidade massiva para frustração, quando eles estão ganhando muito mais do que perdendo, o estado do jogo está geralmente muito pior para isto.
  • TheThousandHands - Existe alguma arte de carta de Campeões que mostra possíveis novos Campeões nela? E os Campeões que não possuem spray de arte de carta ganharão eles em baús eventualmente? (da Ash pra frente)
    • HiRezHolt - Bom, primeiramente... Eu não vou confirmar oficialmente qualquer um dos easter eggs ou dicas sutis e teasers que colocamos nas artes de cartas da nossa astuta equipe de arte 2D. Para os sprays, sim, pretendemos completamente começar a trazer a arte de cartas de outros Campeões para os sprays quando tivermos tempo para começar isso de novo.
  • m0tm0t00 - Algum plano de nos dar montarias diferentes de cavalos? Como uma quimera, um dragão ou uma montaria de gato samurai?
    • HiRezJuJu - Há várias criaturas fantásticas no Reino. Quem sabe o que será mostrado no futuro ;)
    • HiRezHolt - Montarias são um item muito legal no jogo e seria incrível explorar algumas criaturas não-cavalos do Reino.
  • 3migos - Por que exatamente a mobilidade vertical é algo ruim para o jogo? Por que é que conforme as atualizações vão passando estamos recebendo mais e mais nerfs em mobilidade?
    • Kretuhtuh - Temos muitos dados para suportar a teoria de que verticalidade excepcional contribui para frustração. O caso mais óbvio disso é observar alguém voar ou pular diretamente sobre a sua cabeça - isso dá uma sensação muito, muito ruim. Isso não significa que toda a mobilidade vertical será removida, mas estamos zerando o que o nosso máximo deve ser. Qualquer coisa a 20 graus acima do horizonte está no ponto ideal de interesse sem ser tão frustrante.
Espero que tenham gostado dessa seleção de perguntas e respostas! Os desenvolvedores confirmaram que este provavelmente é o primeiro tópico de perguntas e respostas diretamente do Reddit, de muitos que poderão vir. Quais dessas respostas foram mais satisfatórias para vocês? Comente sua opinião!

- Mephistia