Header Ads

Modo Battlegrounds vai rodar em PCs fracos?


Olá, pessoal! Eu vejo muitas pessoas publicando coisas sobre o computador não aguentar o modo Battlegrounds que está para vir no Paladins, e então decidi criar esse artigo para analisar pontos sobre otimização de jogos Battle Royale, comparação com o estado atual do Paladins e argumentar sobre se o modo Battlegrounds irá rodar em computadores mais modestos, com pouca força de hardware.


O que é "Paladins Battlegrounds?"

Caso você tenha tirado férias e não soube das novidades anunciadas para as próximas atualizações, o Paladins terá um modo Battle Royale chamado Battlegrounds. Vamos deixar a polêmica sobre o nome de lado e explicar como será esse modo: Battle Royale é uma categoria de jogos (como MMO, FPS, etc) onde você é colocado em um lugar (geralmente uma ilha) junto com outros 99 jogadores e precisa explorar o local e coletar itens e armas, onde o último sobrevivente é o vencedor. Há algumas variações como Battle Royale solo (todos contra todos), em dupla ou em grupos, tipos de itens, armas, às vezes veículos, tudo isso depende do jogo individualmente. No Paladins, as informações sobre a versão final do modo ainda são desconhecidas, porém o que sabemos é que haverão apenas equipes vs equipes de 4 jogadores, 8 campeões aleatórios a cada partida para todas as equipes escolherem (sendo eles liberados para todos), e outros detalhes novos que foram revelados durante um bate-papo com os desenvolvedores no fim de janeiro. Confira um pouco do gameplay apresentado durante a HRX 2018:



Analisando outros Battle Royale

Como não é possível tirar conclusões precipitadas de um vídeo de gameplay da fase alpha, jogado durante a HRX, com máquinas bem equipadas, vamos fazer um comparativo dos requisitos mínimos dos jogos Battle Royale mais famosos:


Entre os jogos citados acima, apenas Fortnite possui os requisitos mais baixos, e também é o único free to play (pelo menos o modo Battle Royale), mas mesmo assim continua sendo um pouco acima da média do hardware de quem joga Paladins (grande parte, pelo menos). Ainda pode-se levar em consideração que o Paladins foi criado na Unreal Engine 3, que é mais antiga do que a engine do Fortnite (UE4), por exemplo. Por ser mais antiga, a UE3 tem a característica de "se limitar" a hardware mais antigo também. Mesmo com as opções de otimização da UE4, jogos criados nessa engine costumam ser mais "pesados". 

Agora vamos dar uma olhada nos requisitos mínimos do Paladins atualmente (segundo a Steam):


Com esses dados em mente, é possível imaginar que quem consegue jogar Fortnite com as configurações mínimas com um FPS estável (30+) não terá problemas para jogar o modo Battlegrounds do Paladins. Mas e quem joga com as configurações mínimas no Paladins, será que esse modo terá tanto impacto de performance? Lembrei-me de uma aula de modelagem 3D da minha faculdade onde fomos introduzidos a uma técnica de otimização chamada Level of Detail (LOD), ou nível de detalhe, que será muito útil se for utilizada corretamente neste novo modo de jogo do Paladins.

Level of Detail (LOD)

Level of Detail ou Nível de Detalhe é uma técnica de otimização para jogos de mundo aberto ou cenários grandes. Basicamente, essa técnica cria alguns níveis de detalhamento dos objetos 3D do cenário (ou faz eles sumirem) a partir de uma certa distância. Quanto mais longe você estiver do objeto, pouco detalhe ele terá, e quanto mais perto, mais detalhe. Isso já está presente em alguns objetos pequenos nos mapas do Paladins e no cenário de fundo (mundo). É possível perceber, por exemplo, no mapa Fortaleza de Pedra, que há uma "cidade" fora do mapa, e a Fortaleza é o topo de um castelo. Fica ainda mais visível se você utilizar o modo espectador e ir até à cidadezinha fora do mapa. São apenas formas lisas "2D" de árvores e casas com pouca textura, e não um objeto "3D" propriamente. Aqui podemos ver a Pedreira da Pedra Partida ao jogar no mapa Hospedaria do Capataz, e desse ponto de vista é crível que o mapa "está" lá embaixo, mas o modelo 3D é muito inferior ao utilizado quando jogamos no mapa Pedra Partida.


Podemos concluir que no modo Battlegrounds a forma com que o cenário "surgirá" será feita por LOD, já que essa técnica já está sendo utilizada nos outros modos atuais do game. Além disso, pelo que pudemos ver na gameplay alpha, os objetos no mapa são poucos (existem mais "estruturas" como casas e árvores) e a textura é baixa. Mesmo com a atualização visual do mapa divulgada na live de Opinião dos Desenvolvedores (imagens abaixo), a quantidade de detalhes visuais do cenário é levemente inferior a dos mapas dos modos atuais (note que quase não há cenário no horizonte após uma certa distância), e eu acredito que isso fará o jogo rodar tranquilamente em computadores modestos, ou sem requerer mais hardware do que agora.




Conclusão

Apesar de não termos informações sobre a versão finalizada deste modo, podemos acreditar que ele vai rodar em PCs fracos da mesma forma que o Paladins roda hoje nos outros modos. Além da técnica de LOD, devemos levar em conta que foi prometido correção de bugs e melhorias de qualidade de vida para o Paladins na OB66, o que nos leva a entender que a performance do jogo será melhorada também. Além disso, o modo Battlegrounds vai estar disponível no PTS da OB66, e como estamos bem próximos dessa atualização, não vai demorar muito para "testarmos nossos computadores" e comprovarmos se realmente irá rodar. 

O que você acha disso? Confia que o jogo trará grandes melhorias de performance da OB66? Ou ainda está incrédulo sobre a otimização do game? Comente sua opinião!

- Mephistia