Header Ads

Descubra como as Opções de Jogabilidade podem mudar sua vida!


E aí, pessoal! Você sabe para que servem todas as opções de jogabilidade do Paladins? Viu um indicador de cura e não sabe como ele pode aparecer ou ser alterado de posição? Sabia que existe como utilizar o modo sniper da Kinessa e do Strix sem precisar ficar segurando o botão direito? Hoje eu irei mostrar todas as modificações que você pode fazer na aba Jogabilidade do menu de Opções! Com imagens mostrando o que cada opção altera, esse artigo explica as possíveis alterações de jogabilidade para você, e como ajustá-las pode mudar a sua vida de Bronze para Grão-Mestre!


Introdução

Depois de muito tempo sem postar algo útil pra categoria de Dicas e Utilidades do blog, decidi fazer algo interessante pra vocês. Muita gente já veio me perguntar como faz para aparecer aquela barrinha em cima que mostra a taxa de suprema do seu time, ou como desativar aquele círculo com o rosto do personagem quando ele morre. Um dos (menores) problemas da comunidade gamer é a falta de interesse de explorar o jogo. Ler os menus, ativar e desativar opções, testar o que o jogo oferece. É por isso que decidi criar esse artigo, para mostrar a gama de opções que você mode usar para melhorar a suas preferências de jogabilidade. Prefere segurar o botão de mira quando está jogando de sniper ou apenas pressioná-lo uma vez para ativar e desativar? Prefere mirar com retículo de cruz ou de ponto? Essas opções estão na aba de Jogabilidade!

O Menu de Jogabilidade

O menu de Opções do Paladins possui uma grande variedade de opções, com abas separadas para cada função. A primeira aba é a de Vídeo, onde você altera a qualidade do jogo e a versão do DirectX para ajustar a fluidez do vídeo. Depois existem as abas Áudio, Jogabilidade, Controles (do jogo), Controle (joystick/gamepad), Atalhos e Espectador (essa aba é mais usada para transmitir os jogos de campeonato, colocando o nome de cada time).

Aqui estão as opções padrão da aba de Jogabilidade:


(continuação):



As opções padrão podem não agradar todos os jogadores (afinal, é por isso que existe como ativar, desativar e alterar opções :P). Agora vamos ver o que cada opção faz/muda!

Exibir Dicas de Jogo

Quando está ativada, essa opção mostra algumas dicas na tela de como contra-atacar certos campeões, explica que você pode matar inimigos jogando-os para fora do mapa, entre outras dicas básicas. Infelizmente, quando eu testei em um jogo de treinamento, não apareceu nenhuma dica. Eu não sei se a opção não está funcionando ou se está com bug (ela estava desativada quando eu abri o jogo, e algumas opções, como as de vídeo, exigem que o jogo seja reiniciado para aplicá-las).

Imagine uma imagem das dicas de jogo aqui!

Tamanho dos Números de Dano

Apesar de estar escrito "tamanho", essa opção mostra ou não o valor de dano que você causou em um inimigo. Não sei por que alguém iria querer desativar o número de dano causado, mas decidiram colocar essa opção de qualquer jeito. Recomendo deixar ativa!

Veja como não aparece nada fica o jogo quando você deixa a opção desativada:


E agora como fica o jogo quando a opção está ativa:


O valor do dano base do Pip é 600 por tiro, e com essa opção você consegue ver o valor de dano quando está recebendo um buff de dano (por exemplo, quando um Jenos está com o talento/lendária Luminoso).

Caso você esteja com a opção do Indicador de Cura ativada (explicada mais abaixo), você ainda verá o valor que está recebendo de cura, mesmo com os números desativados.

Diário de Combate

Era uma opção (note o verbo no passado) para ativar um registro no chat do jogo onde apareciam informações relacionadas à partida (ex.: Você atingiu Cassie causando 800 de dano (200 mitigado)).

Sempre Mostrar a Vida do Jogador

Essa é uma opção que eu gosto de manter ativa, pois o Paladins é um jogo onde o trabalho em equipe é muito importante, por isso você precisa saber quando um aliado está com a vida cheia ou está quase morrendo. Essa opção também mostra a barra de vida dos aliados por trás das paredes.

Os aliados aparecem assim quando a opção está ativa:


E aparecem assim quando a opção está desativada:


Quando a opção está desativada, a vida dos aliados só aparece quando eles estão levando algum tipo de dano, mas somem após um segundo (o meu "segundo" não quer dizer exatamente um segundo).

Barra de Habilidades Centralizada

Essa é uma opção um pouco estranha. Quando modificaram as habilidades para ficarem na direita da interface, deixaram isso como padrão, sendo que antes disso o padrão do Paladins era as habilidades centralizadas na tela. Eu não vejo nenhuma vantagem em deixar a barra na direita, pois além de esconder os seus itens, não é intuitiva para que você entenda o atalho de cada habilidade (se você for um jogador novo).

Essa opção desativada deixa a interface da seguinte maneira:


E a barra de habilidades centralizada é assim:


Com a carga da Suprema aparecendo bem no meio da tela, fica mais fácil de enxergar a porcentagem mesmo quando você não está olhando diretamente para a barra de habilidades. Pelo seu próprio bem, deixe as habilidades centralizadas.

Mostrar IU do Time

Se você é novo no mundo dos jogos, IU significa Interface do Usuário (informações na tela que só aparecem para você, que não fazem parte do mundo/mapa do jogo em si). Com essa opção ativa, fica muito mais fácil saber os aliados que estão vivos, quanto de vida eles possuem, qual a porcentagem da Suprema deles, e também dá pra saber o tempo até eles reviverem e qual a sequência de mortes que eles fizeram. Para os inimigos, é possível ver apenas se estão vivos e o tempo até eles reviverem. 

A barra dessa interface fica na parte superior da tela e é assim (agradecimentos especiais aos jogadores que estavam na partida comigo):


E se a opção estiver desativada, só é possível ver os jogadores que morreram e que estão voltando para a partida (mostrei apenas os inimigos porque não tinha ninguém do meu time morto durante o print):


Mostrar Marcadores de Morte dos Aliados

Quando essa opção entrou no jogo, muitos jogadores ficaram especulando que um personagem que revive os aliados seria adicionado no jogo em breve. Poucos entenderam que alguns Campeões possuem habilidades com um indicador individual que só aparece para eles, como, por exemplo, o alvo da Suprema do Khan, e se fossem lançar um Campeão que revive, esse indicador seria individual dele. Essa opção pode ser tanto útil quanto inútil, e isso depende da visão de cada jogador. Alguns podem entender que essa opção deixa mais fácil ver os aliados que morreram, a localização onde morreram e quanto tempo falta para eles reviverem, assim podendo criar uma estratégia de retake melhor. Outros podem entender que esse indicador só atrapalha e polui a interface, pois é grande demais. Essa é uma opção que realmente depende da sua preferência.

Com os marcadores ativados, sempre que um aliado morrer esse indicador ficará no lugar onde ele morreu:


Se você manter a opção desativada, não irá aparecer nada:



Indicador de Cura

Outra opção bem útil é o indicador de cura, que mostra o ícone do jogador que está te curando (ou você mesmo está se curando) e o valor de cura se for uma cura através do tempo. Você pode escolher o lugar que esse indicador fica na tela, se escolher ativá-lo.

A opção "Meio" deixa o indicador em uma parte mediana da interface, para que você consiga vê-lo em uma visão geral, sem precisar prestar muita atenção:



A opção "Fundo" deixa o indicador do lado da sua barra de vida, algo que você conseguirá perceber melhor se estiver olhando diretamente para a barra de vida:


Compra Automática de Itens

NUNCA deixe essa opção ativa. A inteligência artificial é burra e vai comprar itens inúteis, e você PRECISA dos itens para criar uma boa estratégia no jogo. Se você for novato e não compra itens, desative isso agora mesmo e comece a apertar a tecla "i" sempre que estiver no início de uma rodada ou revivendo. Caso necessário, verifique o nosso Guia do Iniciante para saber exatamente o que cada item faz.

Se você estiver com essa opção ativa e apertar "i" para comprar os itens, aparecerá a seguinte tela (e você não precisa nem abrir o menu de opções para desativar essa desgraça opção!):


Mira com Diâmetro Expansivo

Essa opção faz a mira ficar maior enquanto você estiver pulando/caindo/no ar. Isso serve para indicar que os seus tiros irão ficar mais espalhados e imprecisos, e mostra toda a área que eles poderão ir.

A mira expansiva fica assim quando você está no ar:


Quando essa opção está desativada, a mira fica normal.


Mira Muda Sobre o Alvo

Aqui está uma opção que pode ser útil ou não, dependendo da preferência do jogador. Quando essa opção está ativa, a sua mira muda de cor quando está sobre um alvo, ou seja, indicando que você irá acertar o inimigo. O problema é que a cor da mira muda para vermelho (ou amarelo/alaranjado quando você está com um Campeão que não possui queda de dano à distância), podendo ser confuso na interface.

Veja como a mira muda de cor para indicar que você irá acertar o alvo e também para indicar que a hitbox é do tamanho de um cavalo:


Aqui você pode ver como fica quando o Campeão não possui queda de dano à distância:


E se a opção estiver desativada, a mira ficará da cor normal.



Cor da Mira

É possível alterar a cor da sua mira (padrão branco) para verde, vermelho, amarelo, rosa, azul claro e cinza. Isso pode ajudar a melhorar a mira, já que você conseguirá ver melhor onde o retículo está dependendo do que você está vendo no mapa.

Por exemplo, aqui está como a mira fica na cor verde:



Tipo da Mira

Além de mudar a cor, você pode mudar o tipo do retículo. A mira padrão muda de acordo com cada Campeão. Alguns possuem a mira de cruz, outros possuem o círculo, e existem outros que possuem uma mira especial que nenhum outro Campeão tem (por exemplo, a Maeve):


É possível escolher entre a mira padrão e outras 4. A mira Reduzida é a que deixa um círculo com um ponto no meio, assim:

A mira do tipo Precisa deixa uma cruz na interface:


A mira do tipo Ampla possui um ponto no meio e parênteses dos lados (é a padrão do Ruckus, mas a do Ruckus gira conforme ele usa a arma):


A mira do tipo Ponto é auto-explicativa.



Estilo do Ícone do Controle

Eu não consegui testar a opção, mas acredito que faça aparecer os ícones dos botões de um controle de Xbox One ou PS4 quando você utiliza um joystick/gamepad para jogar no PC, e suas respectivas funções.

Alternar Zoom

Essa é uma opção que serve para qualquer personagem que o botão direito seja utilizado para mirar (Kinessa, Strix, Viktor, Vivian). Se estiver desativada, você precisará segurar o botão direito para mirar, mas se estiver ativada, você só precisa clicar uma vez para ativar ou desativar a mira.

Ativar Filtro de Palavrão

O filtro de palavrão faz palavras consideradas ofensivas serem substituídas por asteriscos (***), mas só funciona com palavras em inglês. Por exemplo, se você quiser dizer que vai comprar o Passe de Batalha, no chat irá ficar "P***e de Batalha". É recomendado deixar desativado, pois isso mais atrapalha do que ajuda (a menos que você jogue no servidor americano e queira censurar os palavrões).

Mostrar Cauterizar na Barra de Vida do Time

Essa opção faz a vida dos aliados mudarem da cor azul para amarelo quando eles estiverem sendo afetados por redução de cura. É importante deixar ativada para quando você for jogar com um Suporte.

A barra de vida dos aliados fica nesse tom de amarelo (meio esverdeado):


Mostrar Tempos de Recarga

O nome dessa opção deveria incluir "das Cartas", pois o tempo de recarga das habilidades sempre aparece. Com essa opção ativa, você consegue ver a recarga das cartas do seu baralho quando estiverem ativas (e, claro, se você estiver usando uma carta que possui tempo de recarga).

O ícone é pequeno e aparece no canto direito da tela. Eu mesma deixo essa opção ativa e parece ser um pouco inútil, já que mal consigo vê-la durante o jogo:



E essas são todas as opções de Jogabilidade que você pode modificar! Ficou com alguma dúvida? Gostaria de adicionar alguma informação ao artigo? Descobriu algo que vai realmente mudar sua vida? Comente sua opinião!

- Mephistia