Header Ads

Estratégias para Vencer no Evento Chamado do Dragão


Olá, galera! Estão se divertindo com o novo evento do Paladins? Ou ainda não encontraram uma maneira eficaz de vencer? Decidi criar essa publicação como um guia com algumas estratégias para pontuar e vencer no modo Chamado do Dragão, baseado em velocidade. Confira!


Como Funciona?

O evento Chamado do Dragão é o novo modo de jogo de 4 vs 4 jogadores onde o objetivo é capturar uma orbe e levá-la até a base inimiga. O primeiro time que fizer isso 4 vezes vence a partida. O jogador que estiver em posse da orbe não pode usar nenhuma habilidade, apenas largar a orbe ou lançá-la, e também fica revelado para todos os inimigos e não pode ser curado.

Qual a Estratégia Principal?

O único objetivo desse modo é levar a orbe até a base do inimigo, então o elemento chave é velocidade. Usar Campeões velozes é a estratégia principal para vencer este modo. Mas como os inimigos poderão te atacar, é preciso investir também em defesa. Além disso, o jogador em posse da orbe não pode ser curado. Para ser curado será necessário largar a orbe, e isso exigirá trabalho em equipe e boa comunicação para que o suporte do seu time dê a cura na hora certa.

O ponto pode ser marcado tanto ao lançar a orbe na localização indicada ou quando o próprio portador estiver em cima da localização na base.

Como apenas um jogador pode ficar em posse da orbe, os outros estarão batalhando contra a equipe inimiga. O foco da atenção será o jogador em posse da orbe, então é necessário tentar desviar a atenção dos inimigos atacando-os, e eles também tentarão fazer isso com você se a equipe deles estiver em posse da orbe. Se o possuidor da orbe morrer, ela será largada na localização dele, e aqui entra novamente o elemento velocidade.

Além de desviar a atenção, também será necessário defender a sua própria base para caso o inimigo se aproxime com a orbe.

Outra coisa importante a se fazer é ter funções definidas para cada membro da equipe. Pode ser um jogador para avançar e tentar marcar o ponto e os outros três defendendo e dando suporte ao primeiro, ou dois avançando e dois defendendo. Três para avançar pode ser um pouco arriscado se a equipe inimiga ficar em posse da orbe.

Quais Campeões Escolher?

Os Campeões mais indicados para o ataque são os Flancos, em especial Maeve e Evie que possuem mobilidade alta o suficiente para alcançar a orbe antes que os outros jogadores. Como a Maeve possui pulo duplo como habilidade passiva, o pulo será muito útil para quando ela estiver em posse da orbe. Já a Evie será eficaz para chegar muito rapidamente à orbe e também alcançar o possuidor da orbe (tanto do seu time quanto do time inimigo) para resgatá-la quando ele morrer. O Koga também é uma boa escolha, já que ao usar a Celeridade você ainda fica com o efeito de movimentação aumentada após pegar a orbe, e sua passiva de escalar paredes também funciona, mas a mobilidade vertical do Koga é muito limitada a escalar paredes e ao usar o Avanço Afiado, que usará toda a sua barra de Vigor. Maeve e Evie possuem habilidades que por elas próprias já garantem mobilidade vertical para recuperar a orbe caso ela esteja no ar.

Um pouco mais arriscado para o ataque pode ser a Kinessa, sendo que a única vantagem exclusiva dela para o ataque é o Teleporte, que fará ela chegar muito rapidamente à localização da orbe ou da base caso ela esteja em posse do orbe após instalar o Transportador (com uma grande atenção ao atraso do teleporte). Porém, para a defesa ela é uma ótima escolha, pois como os atacantes principais serão flancos, um disparo na cabeça já fará o inimigo morrer e a orbe ser largada (na maioria dos casos). O Strix poderia ser bom também nessa questão de defesa, mas como sua fuga é apenas furtividade, a Kinessa acaba tendo mais utilidades para este modo de jogo.

Ainda para a defesa, o Pip é um dos suportes mais indicados, pois ele possui uma habilidade que causa lentidão nos inimigos e também uma carta que pode dar mais velocidade aos aliados por 1,5s. Ele também possui um dano alto, ótimo para atacar os inimigos na defesa.

O Mal'Damba também seria bom para a defesa, mas o máximo que ele pode oferecer de velocidade aos aliados é 35%, enquanto o Pip oferece 50%. A recarga da cura do Pip é maior que a do Mal'Damba, mas o Mal'Damba não possui a vantagem de lentidão nos inimigos que o Pip tem. Em compensação ele pode atordoar os inimigos por 1s. Nada impede que sua equipe possua ambos, também! Esses dois Campeões possuem habilidades Supremas que podem favorecer o jogo para sua equipe.

Além de Campeões da classe de suporte, também é possível oferecer suporte com Linhas de Frente. O Torvald pode não ser um Campeão muito bom sozinho, mas ele oferece um ótimo suporte à equipe. Com a Proteção, ele dá um escudo que pode proteger por até 5s um aliado com o talento Valeu, Vovô, e ele possui uma carta para aumentar a velocidade do aliado com a Proteção em até 50% por 2s. Na defesa da base, ele pode usar o Nulificador para impedir que o atacante inimigo avance com habilidades de movimento. Ele é um Campeão muito indicado para esse modo de jogo, pois o escudo protegerá o aliado que estiver em posse da orbe, permitindo que ele não morra tão facilmente.

Ainda na defesa, Campeões com repulsão são uma boa pedida para afastar os inimigos caso um inimigo esteja em posse da orbe e se aproxime da sua base. A Ash possui um kit muito focado em repulsões, porém seu ataque não é tão bom assim, então o Campeão mais indicado para essa posição é o Bomb King, que além da repulsão também possui atordoamento e um ataque em área poderoso.

Um Campeão que pode ser usado de forma híbrida para esse modo é o Buck. Seu Salto Heroico é ótimo para saltar por cima das estruturas e recuperar uma orbe que está no ar, por exemplo, e seu ataque é muito forte, principalmente quando combinado com o talento Enredado. O Buck também causa forte lentidão aos inimigos.

Eu gostaria de adicionar que o Talus e o Grover seriam ótimas opções para jogar, porém eles estão bloqueados por interações indesejadas no evento (como o Talus podendo utilizar o Teleporte após possuir a orbe).

Qual a build mais indicada?

Como a estratégia é velocidade, controle coletivo e escudos, os baralhos e itens serão focados em utilizar as habilidades que garantem esses status mais vezes seguidas, e aumentar a força desses efeitos. Eu criei alguns baralhos para cada um dos Campeões citados acima especialmente para o Chamado do Dragão. Abaixo estão as imagens de cada baralho e informações sobre as cartas mais importantes, além dos itens recomendados.

  • Maeve
    • Foco no aumento de velocidade da Disparada, com algumas reduções de dano. Lembre-se que o aumento de velocidade não é somado diretamente, e sim calculado por Ganhos Decrescentes. Por esse motivo, recomendo investir em Cronos com os créditos da partida. Os itens das outras categorias ficam por sua escolha, sempre de acordo com a formação do time inimigo.
  • Evie
    • Mais foco na Piscada do que no Sobrevoo. Como não é possível utilizar habilidades ao ser portador da orbe, a estratégia aqui é utilizar a Piscada para pegar a orbe, assim a velocidade de movimento padrão (sem habilidades) será aumentada. Pode ser bom investir em Cronos também.
  • Koga
    • Também focado na situação de não ser possível utilizar habilidades enquanto está portando a orbe. A estratégia é ativar Celeridade um momento antes de conseguir pegar a orbe, então o efeito continuará enquanto você tenta andar e lançar a orbe até a base inimiga. Compre itens de defesa.
  • Kinessa
    • Baralho de velocidade:
      • Esse baralho é para caso você deseje utilizar a Kinessa no ataque, chegando o mais rápido possível na orbe, totalmente focado no Transportador. É possível usar o Talento Reposição, mas isso tiraria a estratégia de receber a orbe e teleportar na hora exata para a localização da pontuação na base inimiga. Cronos é a melhor opção para deixar o Transportador disponível o mais rápido possível.
    • Baralho de defesa
      • Já esse outro baralho é o que eu recomendo para caso seu uso com a Kinessa seja causar dano pela backline (como em uma partida de Cerco normal). Também possui bastante pontos nas cartas do Transportador, caso você esteja em uma situação onde é possível pontuar com a orbe. Aqui é melhor investir em itens de defesa.
  • Pip
    • Focado em dar velocidade de movimento aos aliados e lentidão aos inimigos. Também adicionei uma carta de velocidade para caso você tenha oportunidade de pegar a orbe. Melhor comprar Cronos.
  • Mal'Damba
    • Focado em dar velocidade de movimento aos aliados e atordoar os inimigos. Dê prioridade ao item Cronos.
  • Torvald
    • As cartas com mais pontuação são focadas na Proteção. A estratégia para o Torvald é dar escudo ao atacante, portanto recomendo Cronos como item principal.
  • Ash
    • A função da Ash nesse modo é manter os inimigos longe do objetivo na sua base, causando repulsão. O foco do baralho está no Impacto Cinético. O item recomendado é Cronos.
  • Bomb King
    • Focado em aumentar a repulsão da Bomba Caseira e reduzir a recarga da Bomba Ranzinza. Recomendo investir em Cronos.
  • Buck
    • Por ser híbrido entre defesa e ataque nesse modo, você pode alterar a pontuação das cartas para a função que preferir. Nesse caso eu deixei bem equilibrado entre as duas funções. Você pode escolher investir em Cronos ou Agilidade como preferir.

Qual a Formação Perfeita?

Eu não diria que existe uma formação de 4 Campeões perfeitos para se utilizar nesse modo, mas com certeza existem 2 essenciais: Maeve e Torvald. A Maeve é a Campeã com mais velocidade para chegar logo no orbe, além de ter um Talento que remove controles coletivos e a passiva de pulo duplo, sendo que a estratégia para jogar com ela nesse evento é capturar a orbe, chegar próximo ao muro da base inimiga, pular duas vezes e lançar a orbe. O Torvald é capaz de aumentar a velocidade de movimento da Maeve quando ela estiver em posse da orbe, além de protegê-la de dano.

É possível escolher quaisquer outros 2 Campeões que façam parte da estratégia e experimentar. Eu recomendo um segundo flanco para receber a orbe quando a Maeve lançar e ficar alternando entre os dois flancos, e outro Campeão para ajudar na defesa, mas fica ao seu critério se quiser uma formação diferente.

Outras Dicas

  • Procure jogar em grupo. Durante este fim de semana (24/08 a 26/08) teremos um evento onde todas as recompensas de Experiência e Ouro serão dadas em dobro, então além de ajudar na coordenação do time, você também vai receber mais recompensas!
  • Se comunique pelo chat de voz, se possível. É importante para dar informações rapidamente sem precisar deixar de jogar por alguns segundos.
  • Sempre jogue a orbe para cima, com o botão esquerdo do mouse. 
    • O botão direito larga a orbe na sua própria localização, então talvez seja possível criar uma estratégia de confundir os inimigos com isso caso você esteja jogando com boa comunicação, mas, no geral, lançá-la para cima é melhor.
  • Não se esqueça que o primeiro jogador a chegar na orbe será o alvo de todo o time inimigo!


Essas foram as minhas estratégias criadas após jogar algumas partidas nesse evento! Possui uma estratégia diferente que gostaria de compartilhar conosco? Testou um baralho e gostaria de sugerir uma alteração? Comente sua opinião!

- Mephistia